NOS

Rebranding TVCine

2019Design

OS CANAIS TVCINE TÊM MAIS VIDA


DESAFIO

A evolução da marca TVCine baseou-se em objetivos bem definidos: torná-la atual e competitiva, aproximá-la do seu público e do seu próprio universo de filmes e séries e criar identidades dos canais que permitam uma fácil descodificação dos conteúdos e temas dos diferentes canais. Ao contrário dos canais mass market, a TVCine tem um posicionamento de canais premium, com prioridade aos conteúdos, com grafismos minimalistas e menos intrusivos e uma aproximação à linguagem de cinema.

IDEIA

A nova identidade TVCine explora a ideia de como o cinema nos enriquece e nos torna maiores do que aquilo que somos. Inspirados neste insight de que os conteúdos nos fazem crescer, explorámos visualmente a ideia de ‘expansão’ e ‘ampliação’ através de um discurso cinematográfico com os anéis de luz que se propagam refletindo a expansão do imaginário do espectador e o seu enriquecimento em termos de conhecimento e emoção. Para a marca TVCine aplicámos um olhar cinematográfico, com códigos visuais clássicos do universo do cinema, com o protagonismo do C de cinema numa identidade wide que passa para o espectador, expandindo a sua visão do mundo.

Para os 4 canais TVCine partimos de uma abordagem funcional e, para isso, foram criados nomes claros, diretos e descritivos, que não deixam margem para dúvidas sobre as expectativas de cada canal. Estas submarcas contrastam com a marca TVCine em tipografias verticais e compactas, reforçando a ideia de uma identidade mãe – umbrella – que assegura a qualidade premium dos seus canais. Este foi um rebranding global que se refletiu em todos os meios de comunicação da TVCine, das redes sociais à TV e ao cinema.

C DE CINEMA
Criação da identidade com códigos visuais do universo do cinema. Valores: proximidade, seriedade, qualidade e amplitude.
OS CANAIS
As marcas dos canais contrastam com o logo TVCine - mais verticais e compactos. A utilização da cor nos canais é mais um elemento de diferenciação, que reforça a personalidade única de cada canal e torna a sua identificação mais imediata.
ANÉIS DE LUZ
Os anéis exprimem o conceito de expansão. Anéis de luz que iluminam os protagonistas da TVCine - os filmes e séries. Refletem a expansão do imaginário do espectador e o seu enriquecimento em termos de conhecimento e emoção. Estas linhas de luz são referências ao universo cinematográfico, reforçando assim os valores que justificam a força do seu posicionamento: “Tudo estreia aqui”.
TIPOGRAFIA
A tipografia adotada é usada no nomes dos canais e em todas as peças de comunicação da marca - TV, print, digital. É uma tipografia bastante vertical e comprimida, o que contrasta com a tipografia horizontal do logotipo TVCine. Este tipo de letra permite um maior impacto e dizer mais em menos espaço.
REDES SOCIAIS
Definição das regras de comunicação online
GRELHA ON AIR
Guia de estilos+Programação+Separadores Ident+Separadores Pub
OUTDOOR
Campanha de comunicação TV, outdoor, cinema