Continente

Bacalhau da Sorte

2026Publicidade

COMER BACALHAU PARA PORTUGAL GANHAR


DESAFIO

Para reforçar a sua relação com o futebol e a seleção, o Continente recorreu ao poder que o futebol tem de unir as pessoas.
Quando se junta esse poder ao da comida, é garantido que se pode unir uma nação.
Com o Mundial de 2026 à porta, fomos à procura dos rituais que ligam a seleção à comida, e descobrimos que, já há muitos anos, os jogadores comem bacalhau nos momentos mais importantes. Esta ligação é tão forte, que até começámos a ouvir falar de mitos que associavam os nossos sucessos e insucessos ao consumo de bacalhau por parte dos jogadores.

IDEIA

A partir daí, percebemos que só havia uma coisa a fazer: oficializar o bacalhau como amuleto da seleção.
Criámos o Bacalhau da Sorte, um bacalhau especial para todos os adeptos da seleção comerem antes de cada jogo, para dar sorte.

Para o lançar, começámos por espalhar mitos e referências ao bacalhau, ainda sem revelar marca, em momentos de destaque para os fãs de desporto: na final da Taça de Portugal, nos sites de notícias e nas capas dos jornais desportivos, bem como em branded content.

Depois, chegou o momento de lançar o Bacalhau da Sorte: o produto chegou às lojas, fizemos um filme em tom de teoria de conspiração, em que falámos desta relação antiga e dos mitos que a partir dela surgiram, colocámos uma faixa nos jogos de preparação da seleção, fizemos comunicação em outdoor e social media e até merchandising do Bacalhau da Sorte.

Começado o Mundial, a campanha ganhou vida própria. As pessoas deram uso ao nosso amuleto, ajudaram a criar novos mitos e até outras marcas apoderam-se do Bacalhau da Sorte.